00:00 / 01:26
São José Cidade Fantástica_ebook-1.jpg
00:00 / 00:22

Apresentação

 

Atenção leitor, os contos apresentados neste e-book são ficcionais! O e-book São José Cidade Fantástica é resultado de um projeto que une história e literatura fantástica para RECRIAR lendas, causos e histórias sobre São José dos Campos.

 

O texto narrativo ficcional é aquele em que nos é apresentada uma história imaginária como se fosse real. É um texto com fatos criados, sem vínculo com a realidade, com a finalidade de recriar tramas e conflitos que envolvam o leitor.

São José dos Campos já possui sua história registrada por diversos historiadores. Os contos registrados neste e-book fazem parte de um projeto artístico cuja finalidade é recriar a cidade de São José dos Campos diferente dos livros de história. A ideia é proporcionar ao leitor uma viagem atemporal a partir de fatos históricos recriados, com base em relatos orais, lendas urbanas e folclóricas presentes no imaginário popular do cidadão joseense.

O que diferencia este e-book dos demais é a ficção que nos permitem transitar pela história e pela fantasia. Então, por que não reescrever a cidade? Ao ler este livro, o leitor vai se deparar com uma São José diferente do que nos é apresentada e ficará intrigado sobre as ruas, prédios públicos e personagens que ilustram as histórias aqui contadas.

Nessa brincadeira do ditado popular “Quem conta um conto, aumenta um ponto”, convidamos o leitor a viajar pelas histórias fantásticas deste livro.

Ricardo Salem - editor 

Prefácio

O e-book São José Fantástica traz o olhar sereno, sem deixar de lado o protesto, a graça e beleza de palavras bem colocadas, ou simplesmente uma releitura, da leitura de outros olhares sobre a cidade. Sua essência revela a beleza de olhares diversificados de gente que cresceu e viveu em São José, mas também de forasteiros que a tornaram sua terra.

A leitura se torna mais atrativa quando você começa a se perguntar se os fatos são verídicos ou fantásticas histórias criadas por mentes brilhantes, que as tornam tão reais, com detalhes de datas, depoimentos e descrições tão detalhadas de ambientes, que uma pesquisa do Google já nos revela que: o Jequitibá-Rosa existe; a Igreja São Benedito foi um cenário forte da divisão das classes sociais; e que o Parque Vicentina Aranha foi muito mais que um local de cuidado com tuberculosos da cidade...

Dizem que a arte imita a vida, ou seria a vida que imita a arte? Bom, você pode escolher sua maneia de interpretação, mas o fato é que na arte das palavras dos escritores deste e-book, eles conseguem nos prender até o final de suas histórias! Ou seriam estórias? Não importa! O importante é você se permitir olhar a história dessa cidade fantástica chamada São José dos Campos, na ótica da liberdade poética que os autores trazem em seus textos, e procurar conhecer mais dessa cidade que pouco se conta nos livros, mas que dispõe de acervos em sua Biblioteca Municipal com recortes de jornais, matérias jornalísticas e poucos, bem poucos livros. Assim você descobrirá que São José é uma cidade fantástica não apenas por ser a capital do Vale do Paraíba, ou por ser seara de grandes empresas, ou por ser conhecida mundialmente por seu desenvolvimento tecnológico, mas também por ser uma cidade com uma história rica de detalhes que não podem ser esquecidos ou ignorados, e que a tornaram essa potência que é hoje.

Nadia Cardoso - contadora de histórias

Responsável técnica do projeto “São José Cidade Fantástica”

 

Introdução

Esse projeto nasceu durante um curso de “Narração e Compilação de Histórias”, no qual um grupo de contadores de histórias se debruçou no universo da literatura fantástica e se uniu para estudar registros históricos e narrativas orais que permeiam a cidade de São José dos Campos, reescrevendo e recontando histórias através desses materiais.

Nosso objetivo central teve como ponto de partida o elemento ficcional em recriar lendas, causos e fatos históricos, brincando com a imaginação do leitor, que a partir de um walking tour, com visitas guiadas, poderia viver uma experiência em conhecer uma cidade repleta e histórias fantásticas.

Através do turismo, são apresentados ao visitante os patrimônios e monumentos históricos de uma cidade, mas se faz necessária a relação entre ambos.  Essa relação é compreendida quando se estabelece uma identidade – turista/cidade – que é possível ler nos contos populares e histórias que circundam cada monumento apresentado. Pela  curiosidade, o ser humano é convidado a se deslocar, possibilitando assim novas experiências culturais e ressignificação da identidade.

Os contos aqui apresentados não são reais, mas revisitam locais conhecidos pelos moradores de São José dos Campos, permitindo que novos contos, causos e histórias venham a sua memória através de suas experiências pessoais e ficcionais.  Para o leitor que não conhece a cidade, os contos apresentam a cidade e seus monumentos históricos como cenário para uma história de amor, de medo, de aventura, ofertando ao leitor uma oportunidade de transitar pelo espaço, mesmo que em seu imaginário. Permita-se viajar por essa incrível cidade e descubra as diversas histórias que ela possui.

Maria Carolina da Silva Cunha

Turismóloga e contadora de histórias